«Uma delegação da empresa vietnamita Vabiotech, chefiada pelo seu diretor, Nguyen Anh Tuan, visitou o Instituto Finlay. Houve discussão sobre colaboração conjunta e projetos futuros. Os representantes do Vietnã receberam uma atualização sobre o trabalho da Instituição”, afirma uma mensagem da entidade caribenha na rede social X.
“No intercâmbio entre o FinlayInstituto e a empresa vietnamita Vabiotech, foi expresso o desejo de continuar ampliando os laços de colaboração entre as duas instituições de biotecnologia”, destaca o texto.
A Vabiotech é uma das empresas líderes no Vietnã na fabricação, comercialização, pesquisa e desenvolvimento de uma ampla gama de vacinas, kits de diagnóstico, produtos biológicos, terapêuticos e farmacêuticos; cosméticos, alimentos, além da prestação de serviços de saúde.
Atualmente, a Vabiotech produz quatro vacinas: Hepatite B, Hepatite A, Encefalite Japonesa e Cólera Oral, e também importa imunógenos para combate à caxumba, rubéola, meningococo e varicela.
O Instituto Finlay de Vacinas de Cuba possui injetáveis glicoconjugados, sintéticos, combinados, terapêuticos e para doenças infecciosas.
São reconhecidos os efeitos destes produtos no controle de epidemias como a causada por Neisseria meningitidis em 1989 em Cuba e erradicada com o VA-MENGOC-BC.
Também foi obtida uma vacina trivalente anti-leptospirose a partir de células inativadas de Lectospira interrogans (serovares Canicola canicola, Pomona mozdok e Icterohaemorrhagiae copenhageni) para combater surtos de leptospirose, entre outras conquistas científicas que garantem em grande parte a soberania da nação neste campo.
mem/joe/glmv