Segundo o alto responsável, o inimigo tentou danificar o sistema energético regional e, devido à magnitude do ataque, alguns dos veículos aéreos não tripulados conseguiram atingir alguns alvos, destacou este domingo a agência de notícias Sputnik.
Pushilin acrescentou que algumas cidades e municípios da república ficaram sem eletricidade e várias caldeiras deixaram de fornecer calor e equipes de emergência tiveram de ser mobilizadas.
O governador referiu que “a situação não é fácil”, mas garantiu que algumas localidades já estão energizadas e estão a ser feitos todo o possível para restabelecer o fornecimento de electricidade e aquecimento o mais rapidamente possível. A República de Donetsk, que proclamou a sua separação da Ucrânia em 2014 e foi reconhecida por Moscou em Fevereiro de 2022, juntou-se à Rússia no final de Setembro do mesmo ano, após um referendo em que o voto “sim” venceu por uma maioria esmagadora.
Na mesma data, após a realização de plebiscitos semelhantes, a República Popular de Lugansk e as províncias de Kherson e Zaporozhye juntaram-se à Rússia.
mem/gfa/hb