Em um comunicado, a organização anunciou que foram criados grupos de trabalho interinstitucionais para lidar com a situação, com a participação do Ministério da Saúde, Agrocalidad, autoridades municipais, prefeituras e outras entidades.
Em 11 de novembro, surtos da doença também foram detectados no Refúgio de Vida Selvagem Manglares El Morro, nas províncias de Guayas, Tungurahua e nas Ilhas Galápagos.
Nesta segunda-feira, a agência ambiental informou que, no refúgio de vida selvagem El Morro, foram encontradas seis mil aves mortas no local, principalmente pertencentes à espécie de colônia de fragatas.
É o lar de uma colônia de 35.000 fragatas, um gênero de aves suliformes também conhecidas como rabihorcados, e é considerada a maior do Pacífico sul-americano.
A visita às colônias de fragatas é uma das principais atividades turísticas em El Morro, por isso o Ministério restringiu o acesso à área e ordenou o estabelecimento de protocolos de biossegurança para barcos e pessoal que trabalha perto da área.
mem/nta/bm