No auditório da casa de culto Bahai do Templo de Lótus, em Nova Deli, a atuação de um dos grupos mais prestigiados da ilha encheu a sala com danças e canções representativas da tradição e da riqueza cultural da nação caribenha.
Em suas palavras, antes da apresentação, o embaixador cubano na Índia, Alejandro Simancas, expressou sua gratidão ao Conselho Indiano de Relações Culturais (ICCR) e às autoridades do Auditório da Casa de Adoração Bahai por acolher o espetáculo A Raiz e o Tempo de a instituição insular fundada em 7 de maio de 1962.
Agradeceu também à Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cultura, Meenakshi Lekhi, que se encontra atualmente em viagem internacional, pelo seu apoio substancial no fortalecimento das relações entre os dois países.
Simancas descreveu a apresentação do CFNC no país asiático como um símbolo da cooperação que une as duas nações e manifestou a esperança de que este momento se torne um estímulo para a promoção do intercâmbio cultural bilateral.
Por sua vez, em declarações à Prensa Latina, o diretor artístico geral do Conjunto Folclórico Nacional de Cuba, Leiván García, considerou um imenso prazer a participação da companhia na Índia organizada pelo ICCR e apoiada pela embaixada de Cuba no país asiático.
Confirmou a grande recepção de Cuba como um todo pelo povo da Índia nas cidades de Calcutá, Shillong e Nova Deli, onde o público foi conquistado pelas danças e por toda a cultura tradicional que caracteriza a identidade cubana, disse.
García destacou que fizeram um espetáculo que aborda todas as manifestações artísticas que têm origem na cidade e tentaram transmitir a cultura da nação caribenha por meio da dança e da coreografia.
Os integrantes do CFNC se apresentaram em diversos eventos artísticos como os festivais Tril Hills Ensemble, no estado indiano de Meghalaya, e o VII Festival Folclórico Internacional da Índia em Calcutá com uma proposta que inclui danças referentes aos deuses do panteão iorubá Yemayá , Elegbá, Ogún, além de sones, boleros, rumbas, mambos e o cassino.
A última apresentação na Índia, antes de retornar a Cuba, será nesta quinta-feira no Auditório Sanganeria da Universidade de Delhi.
jf/lrd / fav