23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A chegada do Granma em 1956 deu início a um épico rebelde em Cuba

A chegada do Granma em 1956 deu início a um épico rebelde em Cuba

Havana, 2 dez (Prensa Latina) O desembarque no leste de Cuba de 82 expedicionários do iate Granma, liderado pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro, faz hoje 67 anos, marcou o início da luta guerrilheira pela libertação definitiva da ilha.

No dia 2 de dezembro de 1956, esses jovens chegaram do México a uma área de mangue em Las Coloradas, um recanto remoto da atual província de Granma, prontos para serem livres ou mártires.

No dia 25 de novembro iniciaram uma tortuosa viagem desde o porto de Tuxpan, a bordo do pequeno barco construído 13 anos antes, com 19,25 metros de comprimento e apenas cinco metros de largura, projetado para transportar cerca de 20 pessoas.

O mar tempestuoso, avarias no motor do navio avariado, o excesso de peso que transportava e a queda de um homem ao mar tornaram a viagem mais longa e atrasaram a chegada, inicialmente prevista para 30 de novembro.

Coincidiria desta forma com a revolta armada da população de Santiago de Cuba, liderada por Frank País, que procurou desviar a atenção das forças militares do desembarque e fomentou um clima de luta insurreccional em todo o país.

Quando esta tentativa de mascaramento falhou, os expedicionários viram-se sitiados pelo exército e pela aviação de Batista e com grande dificuldade e com pesadas perdas conseguiram chegar à Serra Maestra, principal cordilheira da ilha.

Estes locais selvagens do leste de Cuba tornaram-se palco da guerra de guerrilha desencadeada nos dois anos seguintes nas montanhas e planícies, com o apoio crescente da população através de combates clandestinos nas cidades.

Os sobreviventes dos combates após o desembarque formaram o embrião das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), formadas após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959 pelo general do Exército Raúl Castro, com a fusão das forças rebeldes com as milícias operárias. camponeses, estudantes e estudantes universitários.

Por isso, no dia 2 de dezembro Cuba também comemora o Dia do FAR.

npg/evm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES