5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Etiópia alertou sobre os impactos climáticos em África na COP28

Etiópia alertou sobre os impactos climáticos em África na COP28

Adis Abeba, 2 dez (Prensa Latina) África é um forte aliado na luta contra as alterações climáticas, mas continuamos expostos ao seu impacto, afirmou o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, na COP28, destacou hoje a imprensa local.

Apesar de serem as que menos contribuem, as secas recorrentes, as cheias intensas e a perda de gado são algumas das crises climáticas que afetam a vida e os meios de subsistência do nosso povo, referiu ao discursar na Cimeira Mundial de Ação Climática, realizada no Dubai. Emirados Árabes Unidos, informou a Agência de Notícias da Etiópia.

No conclave, que fez parte da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas 2023 (COP28), Ahmed afirmou que para a Etiópia a batalha para proteger e curar o nosso planeta é uma batalha pelo crescimento e pela prosperidade.

Mencionou soluções locais implementadas para reduzir as emissões e criar resiliência, incluindo a Iniciativa Legado Verde como uma solução baseada na natureza lançada em 2019.

Nos últimos cinco anos, o país africano criou 130 mil viveiros e todos os anos milhões de pessoas mobilizam-se para semear, plantar e gerir mudas de árvores. “A nossa Iniciativa Legado Verde representa uma resposta proativa aos desafios ambientais e socioeconómicos urgentes”, sublinhou.

Reduz as emissões de carbono, preserva a nossa biodiversidade, cria empregos e impulsiona setores como o turismo. Tenho orgulho de dizer que esta iniciativa alcançou um sucesso notável ao plantar 32,5 bilhões de mudas, enfatizou.

Ele confirmou a meta de atingir 50 bilhões de posições plantadas até 2026. Quando concluída, a iniciativa se tornará o maior projeto de arborização do mundo.

Relativamente à utilização de fontes de energia renováveis, o chefe do governo etíope informou que estas têm potencial para gerar mais de 60 mil megawatts de energia limpa através da expansão das fontes hidrelétricas, solares, eólicas e geotérmicas.

Até 2030, pretendem triplicar a atual capacidade de geração e duplicar a eficiência de utilização, sublinhou.

“Isto permitir-nos-á alcançar o acesso universal à eletricidade, minimizar a dependência do combustível de biomassa e proporcionar a oportunidade para as nossas indústrias atingirem os seus objetivos de emissões líquidas zero até 2050”, sublinhou.

Antes de concluir, apelou a uma ação global coletiva para intensificar a agenda climática, negociar em boa fase e alcançar resultados inovadores a partir da COP28.

ro/rmn/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES