O presidente da agência de notícias latino-americana, Luis Enrique González, comentou que nos debates desta quinta edição, participantes de uns 100 países falaram de dar maior poder à comunicação com o uso da inteligência artificial, a tecnologia e a inovação.
“Esse propósito é válido, mas devemos incentivar o acesso equitativo dos meios de comunicação do Sul Global, como Cuba, que enfrentam restrições, sanções e bloqueios que os impedem de usar novas ferramentas”, enfatizou.
O executivo considerou que a Cúpula é um marco adequado para o intercâmbio sobre objetividade, credibilidade e ética diante da escalada de notícias falsas em vários meios de comunicação, incluindo as redes sociais.
“Esta é a verdade e a objetividade que a Prensa Latina tem defendido por quase 65 anos diante da manipulação da mídia e da desinformação sobre Cuba”, disse ele.
González pediu uma verdadeira cooperação multilateral que represente novos canais de intercâmbio e produção conjunta de notícias.
“Como disse a chefe da Xinhua, Fu Hua, precisamos de cada vez mais confiança e consenso em busca do progresso e do desenvolvimento humano”, acrescentou.
De acordo com González, a Prensa Latina apoia o apelo para aumentar a confiança global e promover o desenvolvimento e a cooperação da mídia em um momento de intensificação da guerra midiática em escala global.
Nesse sentido, ele saudou os esforços da China e do presidente Xi Jinping com a iniciativa de promover a interconexão civilizada dentro da estrutura do Cinturão e Rota, que em sua primeira década abrange cerca de 240 mídias de 150 países.
“A declaração conjunta desta quinta cúpula analisa o complicado cenário internacional e promove uma reflexão positiva em resposta aos desafios globais e diante da necessidade de paz e desenvolvimento”, enfatizou.
Ele pediu uma cooperação mutuamente benéfica em prol da civilização e da construção de um destino compartilhado para a humanidade.
A Cúpula Mundial de Mídia será realizada até 7 de dezembro sob o tema “Construindo confiança global, promovendo o desenvolvimento da mídia”.
mem/idm/mb