23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Inédito, o Dia do Comércio é dedicado a uma conferência sobre o clima

cop-comercio-768x432

Inédito, o Dia do Comércio é dedicado a uma conferência sobre o clima

Dubai, 5 dez (Prensa Latina) O papel do comércio na abordagem das mudanças climáticas como princípio de inclusão e garantia da presença de todos os setores, foi o foco do Dia do Comércio COP28 hoje, pela primeira vez na Conferência das Partes.

Como uma das novidades da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que decorre nesta capital até 12 de dezembro, o evento destacou o papel do intercâmbio de bens e serviços e como a política comercial pode impulsionar e acelerar a transição para energia limpa.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) tomou a iniciativa juntamente com os Emirados Árabes Unidos, em colaboração com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, as Câmaras de Comércio Internacionais e o Fórum Econômico Mundial.

No Dia do Comércio, as discussões centraram-se nos mecanismos para melhorar um roteiro político para respostas justas e ambiciosas às alterações climáticas através do comércio.

A Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, chamou a atenção para a necessidade de ter todas as armas para combater a crise climática, e o comércio tem a ver com pessoas. É uma ferramenta para melhorar as suas vidas e meios de subsistência, sublinhou.

Considerou que esta atividade também pode contribuir para alcançar maiores reduções de emissões.

Outras atividades incluíram o evento intitulado “Comércio Sustentável em África”, durante o qual os oradores discutiram várias questões e oportunidades cruciais com setores importantes como a Agricultura, Investimentos Financeiros, Logística e Transportes Verdes e Energia Limpa.

Durante o seu discurso, o Ministro de Estado do Comércio Externo dos Emirados, Thani Ahmed Al Zeyoudi, destacou que esta é a primeira vez que o comércio é incorporado no programa oficial de uma Conferência das Partes.

Al Zeyoudi sublinhou que África desempenha cada vez mais um papel crítico no comércio e na sustentabilidade em vários domínios, incluindo as energias renováveis, desde a energia hidroeléctrica ao hidrogênio.

Segundo os organizadores, nos últimos anos houve uma mudança significativa nos conceitos modernos de comércio global, em que a modalidade desta atividade de forma sustentável ganha cada vez mais importância em meio a uma crescente consciência sobre a conservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas. O comércio sustentável refere-se ao comércio que considera padrões ambientais e sociais e opera num ambiente que minimiza os impactos negativos tanto no ambiente como na sociedade, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento.

Pode contribuir para a redução das emissões de carbono, a preservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento econômico e social, particularmente nos países em desenvolvimento.

mem/rmn/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES