23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Greve anunciada nos portos da República Dominicana devido a violações

Greve anunciada nos portos da República Dominicana devido a violações

Santo Domingo, 5 dez (Prensa Latina) A Federação Nacional de Fornecedores de Navios (Fenabuques) anunciou hoje uma greve de 48 horas a partir da próxima segunda-feira nos portos dominicanos, exigindo o fim do manejo incorreto de resíduos oleosos.

Guillermo de la Rosa, presidente da FENABUQUES, afirmou que desde agosto passado solicitaram às autoridades por diversos meios que os referidos resíduos de termelétricas e empresas fossem transferidos diretamente para as usinas autorizadas.

No entanto, comentou, estes produtos contaminados continuam a ser levados para o Corpo Especializado de Controlo de Combustíveis (CECCOM), onde não há garantia de segurança e podem ocorrer acontecimentos infelizes.

O sindicato empresarial que reúne mais de 47 empresas alertou que as autoridades serão responsáveis ​​pelo despejo de resíduos oleosos no mar ou por qualquer outro acidente no CECCOM, como o ocorrido em agosto passado na província de San Cristóbal.

A greve é ​​apoiada pela Associação Dominicana de Armadores e Coletores de Resíduos de Navios e Usinas (Asodoship) e pela Associação de Empresas com Usinas de Disposição Final de Resíduos Oleosos e Perigosos (Asemdifiro).

Da mesma forma, pela Associação de Empresas de Coleta de Resíduos de Navios e Plantas (Aerobuque) e pela Associação de Fornecedores de Navios da República Dominicana (Asubuques).

Explicou que o procedimento hoje utilizado viola diversas leis da Direcção Geral das Alfândegas (DGA) e o decreto de 2004 que estabelece o CECCOM para a aplicação de políticas de segurança e controlo de combustíveis.

De la Rosa alertou que o manuseio incorreto de resíduos oleosos pode causar danos à flora e à fauna ou causar acidentes, com perda de vidas humanas.

Assegurou que através de comunicações e reuniões têm solicitado aos departamentos de Hidrocarbonetos e ao laboratório da DGA a correção desta situação para que os resíduos sejam encaminhados para as centrais certificadas, mas têm recebido silêncio como resposta.

ro/mpv/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES