25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia celebra novo Patrimônio Mundial

Bolívia celebra novo Patrimônio Mundial

La Paz, 6 dez (Prensa Latina) A ministra da Cultura da Bolívia, Sabina Orellana, encabeçou hoje no departamento de Potosí as celebrações pela designação da festa anual de Ch'Outillos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Essa designação foi aprovada na quarta-feira, na 18ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se reuniu em Botsuana, no sul da África.

“Hoje é um dia de celebração, (o festival de Ch’utillos) não é apenas declarado (Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade), mas também assumimos muitas responsabilidades como estado e como Potosí”, disse ela em declarações ao canal de TV estatal Bolívia.

Orellana lembrou que, com essa declaração, a Bolívia agora tem 16 patrimônios reconhecidos pela agência especializada das Nações Unidas.

“Há muito mais em cada departamento (do país), temos que analisar quais lugares, o que mais vamos apresentar”, disse ele.

O ministro insistiu que a nova inclusão na seleta lista de relevância planetária é um reconhecimento das culturas do Estado Plurinacional.

O festival Ch’utillos 2024, dedicado à fé de San Bartolomé, será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto na cidade de Potosí, com o objetivo de mostrar a integração dos povos e sua riqueza cultural, de acordo com dados do Ministério das Culturas, Descolonização e Despatriarcalização.

mem/jpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES