23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senado brasileiro analisa propostas para cargos no STF e PGR

Senado brasileiro analisa propostas para cargos no STF e PGR

Brasília, 6 dez (Prensa Latina) A Comissão de Constituição e Justiça do Senado brasileiro analisará a partir de hoje as indicações dos advogados Flávio Dino e Paulo Gonet para preencher vagas no Supremo Tribunal Federal e na Procuradoria-Geral da República, respectivamente.

Fontes legislativas indicaram que nesta quarta-feira serão lidos os relatórios das propostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como os pareceres elaborados pelos membros da mesa senatorial.

Em seguida, será concedida audiência coletiva aos membros da comissão para que analisem os textos.

Dino e Gonet terão sabatina (sessão de perguntas e inquietações) na escola no dia 13 de dezembro. Suas indicações deverão ser apreciadas pelo plenário da Câmara no mesmo dia.

No dia 29 de novembro, Lula anunciou que escolheu Dino, atual ministro da Justiça, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

55 anos e também senador, o jurista substituiria a ministra Rosa Maria Weber, que deixou o cargo em setembro ao completar 75 anos, idade limite para juízes do STF.

Entre 2015 e 2023, o ministro foi governador do estado do Maranhão (Nordeste) e anteriormente atuou como juiz federal.

Após o anúncio, Dino usou as redes sociais para agradecer a Lula e afirmou que procuraria colegas no Parlamento, a fim de obter apoio para a sua indicação para a sabatina.

“O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para ministro do STF. Agradeço muito esta prova de reconhecimento profissional e de confiança na minha dedicação à nossa nação”, escreveu Dino na rede social X na ocasião.

Ele garantiu que “a partir de agora dialogarei em busca do honroso apoio dos meus colegas senadores. Agradeço as orações e manifestações de carinho e solidariedade”, observou.

Para ter o nome aprovado, o indicado precisa receber pelo menos 41 votos sim no plenário do Senado.

Lula informou ainda que nomeou Gonet, 62, como novo procurador-geral.

Atualmente, atua como vice-procurador eleitoral.

Caso a Câmara Alta do Poder Legislativo aprove os dois nomes, caberá ao STF e à Procuradoria-Geral da República definir a data das posses.

Questionado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não quis avaliar os escolhidos por Lula e apenas se limitou a dizer que a prerrogativa é do chefe de Estado e caberá à assembleia parlamentar apenas avaliar se os nomes atendem aos critérios constitucionais.

jha/ocs/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES