Ao presidir a uma reunião do Grupo de Trabalho sobre o tema, o dignitário destacou o acompanhamento das campanhas de vacinação contra a doença através do uso de tecnologia moderna, detalhou a comunicação social.
No entanto, lamentou que a doença, erradicada no mundo, ainda seja prevalente no Paquistão e no Afeganistão.
Kakar defendeu a consideração das melhores práticas e pesquisas internacionais relativas ao uso da vacina inativada do poliovírus.
Ele também elogiou o apoio internacional aos esforços do país para erradicar a doença e destacou o acordo para uma maior cooperação alcançado recentemente com a Fundação Bill e Melinda Gates no Dubai.
Enfatizou a necessidade de incluir professores, académicos e pais para aumentar a sensibilização sobre a importância de eliminar a doença da nação do Sul da Ásia e sobre o papel da vacina como fonte vital para a saúde, o crescimento e o futuro das crianças.
Segundo a APP, a reunião tomou conhecimento da criação de campos especiais na área de alto risco de Dera Ismail Khan, e da construção de campos semelhantes nas áreas vulneráveis de Bannu, Lakki Marwat e Tank.
Nas últimas campanhas, a vacina foi administrada a 44 milhões de crianças e as equipes encarregadas da tarefa estão a inocular crianças nos campos de repatriamento afegãos em Peshawar, Nowshera e Chaman, segundo as autoridades paquistanesas.
Durante a reunião foi destacado que Punjab, Baluchistão, Azad Jammu e Caxemira e Gilgit-Baltistão estão livres da poliomielite, mas os territórios do sul de Khyber Pakhtunkhwa são os mais afetados.
jf/lrd / fav