22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Caricom e Cuba completam 51 anos de relações fraternas

Cuba-Caricom-Banderas-Minrex

Caricom e Cuba completam 51 anos de relações fraternas

Georgetown, 8 dez (Prensa Latina) A Comunidade Caribenha (Caricom) e Cuba completam hoje 51 anos desde o estabelecimento de seus laços, ainda mais fortalecidos pela cooperação solidária da maior das Antilhas e pelo apoio do bloco no cenário internacional.

Ambas as partes celebram a decisão de Trinidad e Tobago, Barbados, Guiana e Jamaica de estabelecer relações diplomáticas com Havana em 1972 e quebrar o isolamento hostil que aquele governo enfrentou após o seu triunfo revolucionário em 1959.

Tal gesto abriu caminho para que os restantes territórios caribenhos desenvolvessem laços de amizade e colaboração com aquela nação irmã e, mais tarde, em 2002, levou à implementação do mecanismo das cimeiras Caricom-Cuba.

Precisamente nessa reunião, os chefes de Estado e de Governo do bloco integracionista e de Cuba concordaram em estabelecer esta data para comemorar o início dos seus laços, considerada uma referência para outros projetos integracionistas na América Latina e no Caribe.

Estas reuniões são realizadas a cada três anos para examinar e ampliar projetos de cooperação e integração em áreas como educação, saúde, energia e comércio, entre outras.

Durante suas cinco décadas de relações, Cuba forneceu gratuitamente bolsas de estudo, ajuda técnica, pessoal e assistência médica em situações de desastres naturais e um grande número de seus colaboradores prestam serviços nos estados do Caricom.

Um dos exemplos mais significativos da sua solidariedade foi o envio de mais de 1.200 médicos ao Haiti para combater a epidemia de cólera que atingiu aquela nação antilhana em 2010, resultando em milhares de mortes e infecções.

Por sua vez, o grupo caribenho exige em todos os acontecimentos internacionais a cessação imediata do bloqueio financeiro, comercial e econômico que os Estados Unidos mantêm contra a Ilha há mais de meio século.

A oitava cúpula Caricom-Cuba ocorreu no ano passado em Barbados, e foi mais uma oportunidade onde foram traçados os objetivos de ampliar os programas de cooperação e fortalecer os laços de fraternidade.

O texto final da reunião destacou, entre várias questões, que a parceria entre as partes é um modelo exemplar de cooperação Sul-Sul frutífera e mutuamente benéfica.

Além disso, o dia 6 de outubro foi declarado Dia Caricom-Cuba contra o terrorismo, em memória das 73 vítimas do bombardeio a um navio Cubana de Aviação nas águas de Barbados, naquela data em 1976.

A nona edição da cúpula será em Cuba em 2025.

jha/ymr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES