Reconhecendo os impactos multifacetados das alterações climáticas, o país africano está numa jornada estratégica para integrar a educação sobre as alterações climáticas no seu sistema de ensino formal, de acordo com fontes oficiais.
Esta iniciativa está alinhada com o compromisso da Etiópia com a estratégia de Economia Verde Resiliente ao Clima e com quadros internacionais como o Acordo de Paris e o Protocolo de Quioto.
O evento mostrará estratégias educacionais que promovam a compreensão e a ação sobre as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e a resiliência, além de destacar o papel do ensino no empoderamento das comunidades, especialmente os setores populacionais mais afetados pelas crises climáticas, como as mulheres jovens.
Intervêm o Ministro do Planeamento e Desenvolvimento da Etiópia, Fitsum Assefa, o Secretário-Geral da Organização de Cooperação do Sul, Xeque Manssour Bin Mussallam, entre outros especialistas.
O Programa Alimentar Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento e o consórcio de inovação agrícola Cgiar estão organizando o evento como parte das atividades de Adis Abeba na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28).
jha/nmr/ls