Casanova, filho de um dos melhores jogadores deste esporte nascido na ilha, Luis Giraldo Casanova, é natural de Pinar del Río, mas foi chamado para reforçar o quadro de Artemisa na Liga Cubana de Elite de Beisebol.
Em três partidas, todas de qualidade, segundo as estatísticas oficiais do campeonato, registou duas vitórias e uma derrota sem permitir corridas ganhas em 20 entradas trabalhadas.
Se ele não lidera o ranking de eficácia no torneio é porque faltam cinco entradas para acumular o mínimo necessário para 26 partidas disputadas por equipe neste momento da disputa.
Ele também exibe um Chicote de 0,85 e os rivais acertaram apenas 0,176, dados que o confirmam entre os melhores arremessadores do campeonato, que começou com 97 vitórias na carreira.
Anunciado para abrir contra o Industriales, Casanova pode se tornar neste sábado o 81º arremessador a entrar no clube das cem vitórias, lista encabeçada por Pedro Luis Lazo, também de Pinar del Río (257), segundo estatísticas de Benigno Daquinta.
Os cazadores tentarão aproveitar esse bônus emocional para vencer mais uma vez o Havana Lions que entrou em declínio no torneio com cinco derrotas seguidas, a última ontem por nocaute e foram quase zero rebatidas, zero corridas.
O canhoto artemiseño, Geonel Gutiérrez, mal permitiu uma rebatida de Jorge Enrique Alomá na oitava entrada, pouco antes de o placar de 10-0 ser consumado.
Gutiérrez foi o protagonista na última Série Nacional do segundo jogo perfeito do campeonato cubano de beisebol ao dominar os próprios Blues em uma partida concluída com um super nocaute em cinco entradas (16-0).
No resultado mais esperado, Las Tunas deixou Matanzas em campo por 8 a 7 e reduziu para nove a sequência de vitórias dos ainda líderes do torneio.
Um tubey de Osvaldo Abreu na nona entrada deu início à corrida que selou a vitória, anotada no histórico de serviço do apaziguador Rodolfo Díaz (3,0 IP, 1H, 2K, 1BB).
Santiago de Cuba também empatou a subsérie com o Sancti Spíritus com uma vitória de cada lado com uma vitória por 6-1, apoiada pelo primeiro início de torneio bem-sucedido de Wilber Reina (6.0 IP, 5H, 5K, 2BB) e defesa de Osvaldo Acuña, técnico do terço final da partida.
A rodada de sábado tem jogo duplo entre Artemisa e Industriales para compensar o confronto de quinta-feira adiado por problemas de transporte dos Cazadores e simples jogo nos demais parques.
Matanzas lidera a classificação (16-10), seguido por Sancti Spíritus (14-12), Artemisa (13-12), Las Tunas (13-13), Industriales (12-13) e Santiago de Cuba (9-17) .
oda/nrg/glmv