Isso foi anunciado pelo subsecretário de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos, Joel Hernández García, na 28ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
O texto indica que esse apoio é coordenado com as autoridades locais no estado de Guerrero para fornecer assistência imediata a crianças e adolescentes nas comunidades afetadas pelo furacão Otis.
Ressalta que esse fundo é uma iniciativa para implementar projetos que promovam iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na América Latina e no Caribe e foi apresentado há apenas dois dias na COP28 pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e pelo México, e já está sendo implementado.
Os palestrantes da apresentação concordaram que a América Latina e o Caribe são a segunda região mais afetada por desastres relacionados a fenômenos naturais meteorológicos, hidrológicos, climatológicos e geofísicos.
Nesse sentido, eles enfatizaram a necessidade de fortalecer o fundo com o apoio da comunidade internacional.
A nota do Ministério das Relações Exteriores observa que o evento foi apoiado pelo Banco de Desenvolvimento para a América Latina e o Caribe, com o qual vários países da Celac assinaram recentemente um comunicado conjunto de apoio à consolidação do fundo.
Também foi presidida pelo Ministro de Desenvolvimento Sustentável de São Vicente e Granadinas, Carlos James; pelo Vice-Ministro de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, Carlos Isaac Pérez.
Além disso, a Diretora de Mudanças Climáticas do Ministério de Recursos Naturais de Honduras, Wendy Rodríguez, e a Diretora de Assuntos Econômicos, Sociais e Ambientais do Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, Constanza Bejarano.
mem/lma/bm