23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro da Saúde italiano reconhece necessidade de melhorias

Ministro da Saúde italiano reconhece necessidade de melhorias

Roma, 11 dez (Prensa Latina) O ministro da Saúde da Itália, Orazio Schillaci, reconheceu hoje a necessidade de dedicar mais orçamento neste país à melhoria dos cuidados de saúde sob os princípios de universalidade, justiça e igualdade.

Em seu pronunciamento durante a inauguração, nesta segunda-feira, do evento A Saúde do Futuro, um bem indivisível de Norte a Sul, Schillaci destacou que o Sistema Nacional de Saúde desta nação, 45 anos após sua criação, precisa de reformas e destacou que “com um esforço comum modernizaremos o atendimento”.

“Não é mais concebível, no atual contexto demográfico, social e econômico, que apenas 5,0% dos recursos investidos em saúde sejam destinados à prevenção”, enfatizou o ministro em suas palavras como destaca hoje o site digital informativo especializado Quotidiano Sanitá.

“Nunca deve faltar atenção e assistência a todos os cidadãos, especialmente aos que têm menos e não podem deixar-se mortificar pela desorganização e, deixem-me dizer-vos, em alguns casos até pela má-fé”, enfatizou.

O ministro elencou como prioridades atuais aumentar a atenção ao pessoal médico, para que a profissão “volte a ser atrativa tanto do ponto de vista económico como em termos de condições de trabalho”, bem como garantir aos cidadãos “um serviço público mais eficiente e uma assistência adequada às novas necessidades”.

No último dia, 5 mil médicos e enfermeiros na Itália fizeram uma greve nacional para exigir seus direitos e contra os cortes nos serviços de saúde pelo governo.

De acordo com uma nota conjunta publicada pela Confederação Italiana de Médicos Hospitalares e pelo sindicato dos enfermeiros Nursing Up, entre os motivos desta greve estão o cancelamento dos cortes nas pensões e a exigência de mais recursos para a renovação dos contratos de trabalho.

No dia 18 de dezembro, e pelos mesmos motivos, foi convocada outra greve médica, à qual se juntarão os anestesistas filiados ao sindicato Aaroi-Emac, bem como os especialistas da área radiológica agrupados na Fassid.

Membros da Federação de Médicos e Veterinários e profissionais de saúde filiados à Confederação Italiana de Sindicatos de Trabalhadores também participarão desta próxima greve.

ro/ort/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES