Na sua carta, o presidente chinês destacou os benefícios tangíveis que a colaboração empresarial proporciona a ambos os povos e instou-os a trabalharem juntos para enfrentar os desafios impostos pelo cenário internacional.
“A China continuará firmemente empenhada em promover o desenvolvimento de alta qualidade e a abertura de alto nível”, enfatizou, reiterando o compromisso de “promover um ambiente de negócios de classe mundial, orientado para o mercado e baseado na lei”.
Segundo Xi, a modernização chinesa proporcionará mais oportunidades para empresas nos Estados Unidos e em outras nações.
“Há um enorme potencial, um vasto espaço e um futuro promissor para uma maior cooperação econômica e comercial entre os dois países”, observou.
O presidente destacou o papel deste Conselho ao longo dos últimos 50 anos na procura de parcerias e benefícios mútuos “apesar das reviravoltas”.
Ele também expressou esperança de que seus membros “construam mais pontes para intercâmbios amistosos” e cultivem novos laços para cooperação prática.
Na sua mensagem, Xi recordou a sua recente reunião em São Francisco com o Presidente dos EUA, Joe Biden, e defendeu a implementação dos resultados da reunião, bem como a promoção do desenvolvimento saudável, estável e sustentável dos laços.
“ O mundo está passando por uma grande transformação não vista há um século. A possibilidade da China e os Estados Unidos trabalharem em conjunto para enfrentar os desafios tem a ver com os interesses dos dois povos e com o futuro da humanidade”, apontou.
Joe Biden enviou também uma mensagem de felicitações pelo 50º aniversário deste Conselho Empresarial.
É uma organização comercial não governamental criada pelo lado norte-americano antes do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países com o objetivo de promover a cooperação bilateral.
jha/idm/ls