Os comandados pelo italiano Francesco Farioli chegarão ao Stade Océane, na cidade portuária do norte, com 32 pontos na Ligue1, atrás apenas do time da capital (36) e com a oportunidade de aumentar a distância sobre o terceiro colocado Mônaco (30), que Ontem, no início do dia, perdeu por 0-1 para o Olympique Lyon.
As Águias de Nice vão certamente contar com a sua grande defesa, com apenas seis golos sofridos em 15 jogos, com um ataque baseado no tridente Terem Moffi-Gaetan Laborde-Jérémy Boga.
Farioli continuará com ausências importantes, mas conhecidas, como as de Sofiane Diop, do promissor jogador Badredine Bouanani, de 19 anos, e de Khéphren Thuram.
O vice-campeão vem de vitória sobre o Reims, naquela que foi a recuperação da primeira derrota da temporada em Nantes, no dia 2 de dezembro, em partida cercada de incidentes lamentáveis, com destaque para o assassinato de um torcedor local.
Em reação a este e outros atos de violência no futebol francês, o Ministério do Interior decretou a proibição da circulação de torcedores ao estádio rival em cinco partidas no fim de semana, incluindo as do Nice.
Porém, o Conselho de Estado respondeu favoravelmente às reivindicações e autorizou a movimentação em três casos, beneficiando os torcedores de um clube que desenvolve uma grande campanha até o momento.
Por sua vez, o Le Havre, décimo primeiro com 16 pontos, tentará encerrar em casa uma sequência de quatro jogos sem vencer, duas derrotas e dois empates.
No outro jogo do sábado, dia 16, o Lens (23 pontos), vice-campeão da temporada passada, buscará continuar melhorando na tabela na recepção no estádio Bollaert-Delelis contra o Reims (23).
Depois de um início desastroso, os de La Sangre y el Oro foram aos poucos recuperando terreno até chegarem à sétima posição e entrarem na briga pelas vagas europeias, com 10 jogos seguidos sem perder na França.
Há motivações entre os liderados por Franck Haise, que acaba de derrotar o Sevilha por 2-1 na UEFA Champions League, uma vitória que, embora não tenha sido suficiente para avançar para os oitavas-de-final, manteve-os vivos ao nível de o futebol do velho continente, pois disputará os playoffs para completar as oitavas de final da Liga Europa.
ro/wmr/ml