Segundo fontes, o incidente ocorreu num posto de controlo militar na localidade de Qabur al-Gharajna, na zona de Tel Tamer, no noroeste da província de Hasakeh, situada a cerca de 600 quilómetros a nordeste desta capital.
Eles detalharam que a coluna estava acompanhada por vários veículos das chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), que recebem dinheiro, armas e treinamento de Washington.
Os soldados norte-americanos que pretendiam entrar na referida aldeia tiveram que voltar atrás e procurar outra forma de chegar às suas bases ilegais, espalhadas por várias zonas da referida província, rica em petróleo e gás, acrescentaram.
Os Estados Unidos têm pelo menos quinze bases na Síria, principalmente nos campos de petróleo e gás da região nordeste de Al-Jazira, principalmente em Hasakeh, enquanto mantêm uma na zona de Tanef, na fronteira com o Iraque, para impedir qualquer comunicação terrestre. entre estes dois países. O Governo de Damasco denunciou repetidamente a presença ilegal de tropas norte-americanas, que descreveu como uma ocupação, e garantiu que as ações do Pentágono na Síria encorajam a atividade terrorista e visam desestabilizar o país e saquear as suas riquezas.
mem/fm/ml