Ele, à frente de uma delegação em uma visita de trabalho de três dias à capital, reafirmou perante a Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) da Etiópia a disposição de seu país de consolidar a cooperação bilateral nas áreas de comércio, economia, turismo e cultura.
Nesse sentido, ele elogiou Adis Abeba como um grande país em termos de economia, população e diplomacia, bem como por seu status simbólico e contribuições para os interesses do continente africano.
Mencionou os esforços para fortalecer a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, que promove a cooperação e a integração regional entre seus estados-membros (Etiópia, Djibuti, Quênia, Somália, Eritreia, Uganda, Sudão e Sudão do Sul).
O visitante também afirmou que a amizade existente entre a Etiópia e o Djibuti é real e foi expressa em várias ocasiões pelo presidente Ismail Omar Guelleh.
Por outro lado, Dileita conversou com seu colega etíope, Tagese Chafo, no dia anterior, sobre maneiras de melhorar os laços nas áreas política e econômica.
Chafo relatou as várias atividades da Etiópia destinadas a garantir o desenvolvimento compartilhado entre os países da região, destacando os vínculos com Djibuti em infraestrutura, como estradas, ferrovias e fornecimento de eletricidade.
Ele pediu aos membros de ambos os parlamentos que se esforcem para fortalecer ainda mais suas relações políticas e econômicas.
Os dois lados destacaram a necessidade de maximizar as ações para garantir a paz e a segurança na região e integrar os países ao desenvolvimento.
jf/nmr/bm