A iniciativa, apoiada pelo Fundo de Desenvolvimento da Organização Internacional para as Migrações (OIM), prevê a promoção de um roteiro com o objetivo de melhorar a coordenação entre os governos central e estadual, promovendo o intercâmbio de práticas recomendadas e um maior envolvimento em questões relacionadas ao ciclo de migração internacional.
A Prayas, uma colaboração entre a OIM Índia e o Conselho Indiano de Assuntos Mundiais, alinha-se com as prioridades do governo nacional para a promoção da migração segura e ordenada, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
Também está em coordenação com o objetivo da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que também busca facilitar a mobilidade e o assentamento de cidadãos em outras nações de maneira regular e responsável, de acordo com a nota oficial.
O projeto também adere às metas do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular e à Estrutura de Governança de Migração.
De acordo com dados oficiais, há mais de 30 milhões de cidadãos da nação sul-asiática em todo o mundo, sendo os Estados Unidos, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, a Malásia, Mianmar, o Reino Unido, a África do Sul, Omã, o Canadá e o Kuwait as nações com a maior comunidade indiana.
jha/lrd/bm