Segundo a porta-voz do Conselho, Rosa Cruz e Silva, a entidade mostrou-se a favor de se dar prioridade ao loteamento do território das atuais províncias do Moxico e Cuando Cubango.
Liderado pelo Presidente angolano, o órgão acordou que o primeiro deles seja dividido em Moxico, com sede no Luena; e Cassai Zambezi, com sede em Cazombo.
Entretanto, o Cuando Cubango multiplicar-se-á em duas províncias, Cubango, com sede em Menongue; e Quando, com sede em Mavinga.
O Conselho também manifestou o seu acordo em elevar 161 comunas e distritos urbanos à categoria de municípios, o que aumentaria o total no país para 325.
A reunião terminou com a recomendação de promover uma estratégia de implementação da nova divisão político-administrativa, que garanta a formação de recursos humanos e o investimento gradual em infra-estruturas nas novas unidades territoriais.
Sugeriu também a implementação de uma estratégia de comunicação para os cidadãos, para que compreendam a necessidade de reformas para aproximar os serviços da população. A proposta de divisão político-administrativa foi analisada na véspera em Conselho de Ministros e terá de ser aprovada pela Assembleia Nacional (parlamento) para ser aplicada.
mem/kmg/ls