Ontem, o Artemisa conquistou a terceira vaga para a pós-temporada com uma vitória de 5 a 2 sobre o líder Matanzas e 20 rebatidas, algo inatingível para os Gallos, que ocupam o quinto lugar na classificação.
O jogo foi decidido na terceira entrada, quando Dennis Laza acertou um home run com dois corredores em campo e rebatidas semelhantes de Raúl González e Ronmy Proenza ampliaram a vantagem.
A dupla de arremessadores José Ignacio Bermúdez (5.0 IP, 1CL, 3H, 1K, 2BB) e Osdany Rodríguez (4.0 IP, 1CL, 4H, 1K, 1BB) ganhou a vitória e a defesa, respectivamente, enquanto Denis Quesada sofreu sua quarta derrota sem vitória.
Com esse resultado, os Cazadores mantiveram o empate em segundo lugar com o Industriales, o segundo colocado depois do Matanzas Crocodiles.
A situação dos Tuneros é muito confortável para completar o quarteto, já que apenas perder os dois jogos pendentes por mais de 22 corridas colocaria em risco sua passagem para os playoffs quando o Team Quality Balance (TQB) for aplicado para definir o hipotético empate com os Espirituanos.
O destro Yadián Martínez (8.0 IP, 1CL, 6H, 5K, 1BB) foi o responsável pelo controle do ataque dos Gallos no sábado, e contou com o apoio de Osvaldo Abreu, que impulsionou três corridas, e Dánel Castro, que impulsionou duas corridas com dois RBIs, para selar a vitória por 8 a 1.
A ação de sábado foi encerrada com a vitória do Industriales sobre o Santiago de Cuba por 11 a 1, com Pavel Hernández (7.0 IP, 3H, 9K, 1BB) vencendo em particular.
Os Leones acertaram 11 rebatidas, incluindo um home run de Roberto Acevedo, e receberam dez rebatidas do arremessador do Avispas.
Faltando dois jogos, o Matanzas (24-14) manteve a liderança, enquanto Industriales e Artemisa continuam empatados em segundo lugar (20-18), Las Tunas ocupa o quarto lugar (19-19), Sancti Spíritus aparece em quinto (17-21) e Santiago de Cuba (14-24) fecha a tabela.
mem/nrg/mb