Tal progressão seria 92 reais (cerca de 20 dólares) a mais que os 1.320 reais (275 dólares) atualmente em vigor.
Segundo a nota oficial, além de restaurar a inflação, o aumento do salário mínimo nacional tem em conta 3%, o que deduz que a economia cresceria em 2023, com o que o novo valor seria um ganho real para os trabalhadores.
A avaliação acima da inflação foi incluída em medida provisória enviada por Lula em maio ao Congresso Nacional, que a aprovou em agosto.
O novo valor foi então incluído na lei orçamental para 2024, aprovada pelo Parlamento em 22 de dezembro.
A definição do novo valor deriva de uma fórmula adotada durante os governos anteriores do Partido dos Trabalhadores, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor e na variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas no país).
Como entrará em vigor a partir de 1º de janeiro, o novo valor começará a ser depositado no início de fevereiro.
“A valorização do salário mínimo é essencial” para a economia do país, afirma Lula, citado no comunicado.
Assegurou que, desta forma, haverá “mais dinheiro em circulação, as vendas das empresas aumentarão, a indústria produzirá mais e a roda da economia voltará a girar, permitindo a criação de novos empregos”.
O mercado financeiro brasileiro manteve a previsão de crescimento do PIB para o final de 2023 em 2,92% e elevou-a de 1,51 para 1,52 por cento para o próximo ano, segundo publicou esta terça-feira o Banco Central.
mem/ocs/ls