Lavrov e Jaishankar presidiram esta quarta-feira conversações sobre cooperação bilateral em diferentes esferas, adaptando-a às novas circunstâncias e exigências, segundo um comunicado divulgado em Nova Deli relacionado com declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, em digressão em terras russas desde a passada segunda-feira.
Os dois ministros discutiram também a situação estratégica internacional, os conflitos e tensões, bem como os desafios de desenvolvimento que o Sul Global enfrenta, o estado do multilateralismo e a construção de uma ordem mundial multipolar.
Depois de agradecer às autoridades russas pela calorosa recepção, Jaishankar comemorou o progresso dos laços entre os dois países, que, segundo ele, são sólidos, estáveis e estão à altura das responsabilidades de uma parceria estratégica especial e privilegiada.
Na reunião, a cooperação política foi exaustivamente examinada no que diz respeito a diversas questões internacionais e em organizações como os BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai (SCO), entre outras, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano.
No que diz respeito às relações e cooperação bilaterais, o representante de Nova Deli destacou o encontro do dia anterior com o copresidente da Comissão Intergovernamental Índia-Rússia, o vice-primeiro-ministro Denis Manturov.
Agradecemos o fato de que nosso comércio está em alta; No ano passado ultrapassamos os 50bilhões de dólares em volume de negócios e esperamos aumentar esses números este ano, observou.
Jaishankar acrescentou que o comércio, a energia, os fertilizantes e o carvão para cozinhar são componentes muito importantes dos laços entre as duas nações, que os dois países procuram cimentar com novos acordos de longo prazo.
Ambas as nações estão a discutir a possibilidade de promover investimentos mútuos e avançar com um tratado bilateral com foco nos setores ferroviários e nas infraestruturas das zonas industriais.
Da mesma forma, acordamos que as negociações entre a Índia e a União Econômica da Eurásia para um acordo de comércio livre serão retomadas na segunda quinzena de Janeiro deste ano, informou o Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano.
Ele confirmou o progresso substancial dos acordos em termos de investimentos indianos na Rússia, bem como em petróleo e gás, e expressou o desejo do seu governo de expandi-los.
Ele também destacou a importância da assinatura, às vésperas, de duas importantes alterações que levarão adiante o projeto de energia nuclear de Kudankulam.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia afirmou que a conectividade do oeste da Índia através do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, bem como a que passa por Chennai até Vladivostok e a rota polar, foram objeto de análise; além do fortalecimento de acordos bilaterais relacionados à aviação civil e ao turismo.
Também na agenda da reunião estiveram a situação estratégica global, as guerras na Ucrânia e Israel em Gaza; relativamente à região Indo-Pacífico, à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e ao Afeganistão, bem como assuntos relacionados com as Nações Unidas, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano.
ro/lrd/ls