De acordo com o serviço meteorológico de Los Angeles, “em geral, espera-se que este seja um evento de tempestade excepcional, inundações costeiras e ondas altas isso não acontecia há muitos anos”.
Para esta sexta e sábado as ondas não serão tão grandes como as reportadas na véspera quando atingiram os seis metros de altura, mas estão latentes à medida que avança outro sistema de mau tempo.
O nível do mar aumentou ao longo da maior parte da costa da Califórnia ao longo do último século, dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica revelam explique que isso ocorre à medida que as temperaturas globais aumentam e derretem geleiras e mantos de gelo.
A subida do nível do mar está a agravar as inundações costeiras, uma tendência que continuará no futuro.
Cerca de 20 pessoas foram arrastadas por uma onda que atingiu os espectadores atrás de uma barreira ao longo da praia do sul da Califórnia, e outras oito foram levadas para o hospital local, informaram as autoridades de Ventura, citadas na mídia local.
“As grandes ondas pode causar ferimentos, varrer pessoas de praias e rochas e virar pequenos barcos perto da costa”, disse o Serviço Meteorológico Nacional.
Em agosto, Califórnia foi atingida por Hilary, a primeira tempestade tropical a atingir o sul daquele estado em mais de oito décadas.
mem/dfm/ls