No final de novembro, o templo gótico com mais de oito séculos de história, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1991, recuperou a torre de 93 metros de altura projetada pelo arquiteto autodidata Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc, mas está protegida por um andaime.
Em declarações à mídia Radio Classique, Jost anunciou que os andaimes começarão a ser desmontados na primavera, várias semanas antes do início das Olimpíadas, marcadas para 26 de julho, com o rio Sena também como protagonista.
Até lá teremos muitas pessoas em Paris e a agulha estará claramente visível no céu, acrescentou.
No dia 15 de abril de 2019, um incêndio devastador chocou a Cidade Luz e o mundo, deixando a Catedral de Notre-Dame a poucos minutos do colapso.
A sua reabertura já foi anunciada para o dia 8 de dezembro do próximo ano, pelo que o seu grande órgão e os maravilhosos afrescos e vitrais não poderão ser admirados pelos visitantes do evento de verão sob os cinco anéis, embora pelo menos a imponente torre legada de Viollet-le-Duc será uma espécie de amostra do esplendor a ser recuperado.
Segundo Jost, as obras de restauração da Notre-Dame continuarão durante os Jogos Olímpicos que retornarão à capital francesa, após as edições de 1900 e 1924.
mem/wmr/cm