5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula lidera ato pela democracia após um ano de golpe no Brasil

Lula lidera ato pela democracia após um ano de golpe no Brasil

Brasília, 8 jan (Prensa Latina) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderará hoje nesta capital um ato de revalidação da democracia, um ano depois dos ataques contra as sedes dos Três Poderes no Brasil.

Sob gritos de intervenção militar e rejeição à tomada de poder de Lula, seguidores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) invadiram e saquearam em 8 de janeiro de 2023 os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Planalto Palácio, sede do Poder Executivo.

No aniversário dos episódios, o fundador do Partido dos Trabalhadores confirmou que convidou governadores, parlamentares e empresários para o encontro que visa “lembrar ao povo” que a democracia impediu uma tentativa de golpe.

Ele ressaltou que o evento, que será realizado na Sala Negra do Congresso Nacional, servirá para corroborar os inseguros de que o “regime democrático” é a única coisa certa.

Recentemente, Lula, sem citar nome, culpou Bolsonaro pelos atos antidemocráticos, “quem foi o responsável direto, que planejou tudo isso e que, covardemente, se escondeu e saiu antecipadamente do Brasil”.

Ele certificou que o ex-militar “não aceitou a nossa vitória. Sabe-se que ele tentou desmoralizar, o tempo todo, a Justiça Eleitoral. Sabe-se que tentou desmoralizar todas as instituições possíveis”, disse. Tal invasão provocou uma resposta do STF que ordenou a prisão imediata de pelo menos 2.170 supostos participantes do assalto em Brasília.

O Ministério Público apresentou um total de 1.390 denúncias e, até o momento, pouco mais de 30 pessoas foram condenadas a penas de até 17 anos de prisão.

Bolsonaro, que teve seus direitos políticos suspensos por oito anos (2030) por abuso de poder e uso indevido da mídia para deslegitimar o sistema eleitoral, está sendo investigado por sua suposta incitação aos ataques.

Num ambiente tenso, o Parlamento criou em 25 de Maio a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre acontecimentos antidemocráticos.

Publicado pela senadora Eliziane Gama, o relatório final da CPMI de 17 de outubro classificou as ações como obra do Bolsonarismo (apoiadores de Bolsonaro) e acusou 61 pessoas de invasão de patrimônio público, incluindo o político de extrema direita.

Em relação a Bolsonaro, Gama propõe que seja acusado de quatro crimes: associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, tentativa de derrubar um governo legitimamente eleito e utilização de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos.

Com o documento no Ministério Público, a trama do dia 8 de janeiro passa a ser investigada pela via criminosa e é preciso definir se será seguida a sequência das investigações da polêmica comissão legislativa.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES