“Na rota de deslocamento desde o ponto de passagem designado para os observadores, a ponte destruída perto da aldeia de Kamenskoye, foi declarado um regime de cessar-fogo das 6:00 às 18:00, que foi estritamente observado pelos russos para o rodízio”, disse o ministério da Defesa.
Acrescentou que, durante a inspeção da estrada nas áreas de cruzamento, as tropas russas registraram material bélico não detonado deixado como resultado de outros bombardeios sistemáticos pelo lado ucraniano nas proximidades da usina nuclear de Zaporozhie.
“Há quatro inspetores na missão, cuja tarefa é observar e avaliar o status de segurança da usina nuclear de Zaporozhie. Os especialistas da AIEA estão presentes na usina desde 1º de setembro de 2022, após a primeira visita do diretor-geral da agência, Rafael Grossi, à usina”, acrescentou o ministério russo.
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que Moscou realizaria uma operação militar na Ucrânia em resposta a um pedido de ajuda dos líderes das repúblicas autoproclamadas de Donbass para desmilitarizar o governo em Kiev.
ro/hoo/mb