A conformidade com as regras da Convenção de Montreux está garantida. A Convenção de Montreux é uma garantia de estabilidade no Mar Negro, disse o ministério, informou o jornal Hurriyet.
Os caça-minas vendidos pelo Reino Unido à Ucrânia não têm permissão para entrar no Mar Negro até o fim da guerra. Essa situação já foi levada ao conhecimento do executivo ucraniano, disse o jornal. Desde o início do conflito na Ucrânia, a Turquia invocou seus poderes sob a Convenção de Montreux e proibiu a entrada de navios de guerra em seus estreitos.
O Ministério da Defesa declarou repetidamente que considera a implementação da Convenção como a solução correta para garantir a estabilidade no estreito.
A Convenção de Montreux, assinada em 1936, proclama a liberdade de passagem pelos estreitos para navios mercantes em tempos de paz e guerra, mas restringe a permanência de navios militares de países não costeiros no Mar Negro a três semanas.
O documento também permite que a Turquia proíba ou limite a passagem de embarcações militares pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos em situações de emergência.
ro/ehl/mb