Um estudo liderado pelo Cornell Lab of Ornithology descobriu que aproximadamente metade da terra global, excluindo a Antártida, fornece quase todos os níveis atuais de serviços da natureza para as pessoas, ao mesmo tempo em que conserva a biodiversidade de 27 mil espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios.
Desse número, apenas 18 porcento estão adequadamente protegidos, de acordo com os pesquisadores.
A biodiversidade, o clima e o desenvolvimento sustentável não podem ser considerados isoladamente, disse a autora principal Rachel Neugarten, estudante de doutorado do laboratório.
Ela acrescentou que também devemos considerar as contribuições da natureza para o bem-estar humano, como água limpa, armazenamento de carbono, polinização de culturas, mitigação de enchentes, proteção costeira e muito mais.
Essas descobertas apontam para um possível conflito, pois 37 porcento das áreas de terra que fornecem serviços à natureza também são altamente adequadas para o desenvolvimento da agricultura, energia renovável, petróleo e gás, mineração ou expansão urbana.
O potencial de desenvolvimento, aliado ao fato de que poucas áreas prioritárias estão atualmente protegidas, significa que a conservação bem-sucedida exigirá soluções criativas, como o uso sustentável e o planejamento de paisagens multifuncionais.
lam/lpn/glmv