O presidente da Liga Angolana de Amizade com os Povos, Elisa Salvador; o secretário-geral da Associação Amizade de Angola Cuba, Fernando Jaime, e o presidente do Fórum Internacional da Juventude com O embaixador (FIJE), Clinton Matías, faz parte do grupo.
Participarão também o vice-presidente da Caimaneros (associação de angolanos que estudaram na ilha), José Álvaro; o membro daquela organização Carlos Pedro Miguel e da FIJE, Dina Papa Candimba.
Na despedida, o embaixador agradeceu o apoio incondicional e a solidariedade com Cuba de Angola, e em particular destas organizações, que são uma amostra da amizade histórica que existe entre os dois países, observou.
Também estiveram presentes no aeroporto o presidente da Caimaneros, Francisco Narciso Dicas, e o terceiro secretário da missão diplomática em Luanda, Maribys Pérez. O VII Encontro Solidariedade Continental Africana com Cuba acontecerá em Ngoniama, África do Sul, de 15 a 17 de janeiro.
Pelo menos vinte países do continente participarão do evento, que busca facilitar a troca de ideias e iniciativas para promover a solidariedade com a nação caribenha, particularmente face à intensificação do bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.
Diferentes gerações participarão do evento, incluindo líderes juvenis e figuras históricas; Espera-se também a presença de figuras representativas do governo sul-africano, já que esta edição celebrará o 112º aniversário do partido Congresso Nacional Africano (ANC).
Outros momentos relevantes serão as homenagens aos heróis nacionais de Cuba, José Martí, e de Angola, Agostinho Neto; bem como o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
Esta reunião acontece de dois em dois anos e Angola foi realizada em setembro de 2010.
A edição sul-africana, que contará com a participação do presidente do Instituto Cubano de Amizade com dos Povos (ICAP), Fernando González, entre outros representantes da nação caribenha, prevê que se tornará um espaço de coordenação de estratégias.
Será também o evento do regresso à presença, depois de um período em que a Covid-19 obrigou à organização virtual.
mem/kmg/ls