O evento também será uma oportunidade para despedir-se do embaixador cubano Alejandro Simancas, que está encerrando seu mandato como chefe da missão diplomática na Índia e as recorrências em Bangladesh, Nepal e Butão.
Em seu segundo dia no sul da Ásia, na terça-feira, Gonzalez se reuniu com executivos do C-Dot, o Centro de Desenvolvimento de Telemática, e da NIIT Limited, uma empresa multinacional de desenvolvimento de habilidades e talentos, ambas sediadas no estado de Karnataka.
No dia anterior, após sua chegada a Nova Delhi, o Vice-Ministro Sênior do Mincom conversou com o Ministro de Estado para Desenvolvimento de Habilidades e Empreendedorismo e Eletrônica e Tecnologia da Informação, Rajeev Chandrasekhar, sobre as possibilidades de avançar a cooperação bilateral no setor.
Os dois discutiram os processos de transformação digital em ambas as nações e as oportunidades na ilha em tecnologia da informação, além de treinamento e capacitação, disse González à Prensa Latina.
Eles também discutiram a oportunidade de assinar acordos para fortalecer os intercâmbios relacionados a TI.
O representante do Mincom convidou a Índia a participar com uma grande delegação da 19ª edição da Convenção e Feira Internacional Informática 2024, que será realizada de 18 a 22 de março em Havana.
González também visitou o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), onde recebeu detalhes sobre o prestigiado centro de pesquisa e ensino.
A reunião culminou com a exploração da possibilidade de estreitar os laços entre o Instituto Indiano de Tecnologia e as universidades cubanas, bem como entre o Parque Tecnológico de Havana e a Fundação para Inovação e Transferência de Tecnologia do país asiático.
mem/lrd/bm