Segundo dados dessa entidade, o setor experimentou um aumento de 38,4 por cento em sua expansão acumulada de 2020 a 2023.
Adozona disse que o crescimento sustentado das zonas francas tem sido fundamental para o desenvolvimento económico da República Dominicana nos últimos anos.
Atribuiu esta expansão excecional ao crescimento contínuo, nos últimos quatro anos, de vários sectores, incluindo artigos de plástico, produtos agro-industriais, produtos farmacêuticos e equipamento médico, metais e respectivos produtos.
Luis José Bonilla, presidente da Associação, afirmou que este sucesso é o resultado da dedicação e do trabalho árduo de todos os actores envolvidos nesta atividade.
Os números reflectem não só um crescimento económico sólido, mas também o compromisso contínuo das nossas zonas francas com a excelência e a contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, acrescentou.
Ele destacou que hoje elas representam 67% das exportações da República Dominicana.
Neste contexto, o grupo instou a manter e reforçar o respeito pelo clima de investimento e pelas regras estabelecidas.
O Comissário assegurou que a estabilidade nesta área é essencial para garantir a expansão e maximizar os contributos das zonas francas para o progresso económico e social da nação caribenha.
rgh/mpv/glmv