23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU alerta para uso de tortura em possível execução nos EUA

ONU alerta para uso de tortura em possível execução nos EUA

Nações Unidas, 17 jan (Prensa Latina) A execução de um prisioneiro norte-americano por asfixia com gás nitrogênio pode constituir tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante, alerta levantado hoje pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU. A sentença contra Kenneth Eugene Smith, condenado por homicídio em 1988, que prevê a sua execução por um método não comprovado, pode equivaler à tortura à luz do direito internacional, disse a porta-voz Ravina Shamdasani.

“Gabinete de Direitos Humanos da ONU apela às autoridades do estado do Alabama para que parem a execução de Smith, marcada para 25 e 26 de janeiro, e que se abstenham de tomar medidas deste tipo para realizar outras execuções”, disse o porta-voz em declarações à imprensa de Genebra.

O alerta coincide com o recente apelo de cinco peritos independentes das Nações Unidas que descreveram a possível execução por hipóxia como cruel, desumana ou degradante.

A punição causaria uma morte dolorosa e humilhante, afirma um comunicado assinado pelo relator sobre execuções sumárias extrajudiciais ou arbitrárias, Morris Tidball-Binz; sobre tortura e outros tratamentos cruéis ou degradantes, Alice Jill Edwards; sobre o direito à saúde física e mental, Tlaeng Mofokeng; e sobre a independência de juízes e advogados, Margaret Satterthwaite.

Os especialistas recordaram que os tratamentos que causam dor ou sofrimento intenso, além dos danos inerentes às sanções legais, violam a Convenção contra a Tortura da qual os Estados Unidos são parte, recordaram.

A porta-voz do Gabinete de Direitos Humanos, por sua vez, considerou um agravante que o Estado não forneça sedação antes da punição.

O protocolo de execução do Alabama também se refere à administração do gás por no máximo 15 minutos, no entanto, a evidência pericial garante que a execução por hipóxia, se aplicável, acarreta risco de dor e sofrimento especiais, disse ele.

Na opinião do mais alto órgão de direitos humanos das Nações Unidas, a pena de morte é incompatível com o direito fundamental à vida, uma vez que não há provas de que dissuada o crime e ao mesmo tempo crie um risco inaceitável de execução de pessoas inocentes.

“Em vez de inventar novas formas de implementar a pena capital, exortamos a todos os Estados a estabelecerem uma moratória sobre a sua utilização, como um passo para a abolição universal”, disse o porta-voz.

mem/ebr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES