A Agência Meteorológica do Estado (Aemet) disse na sexta-feira que foram ativados avisos amarelos ou laranja em 15 comunidades autônomas, juntamente com Ceuta e Melilla, todas com o impacto também de tempestades e instabilidade costeira.
De acordo com a Aemet, a principal influência da mudança climática se baseia na tempestade Juan, que varrerá a Península de oeste para leste, deixando o céu nublado ou encoberto com precipitação abundante em quase todos os lugares.
Ele será acompanhado por tempestades ocasionais, mais intensas no oeste da Andaluzia. Os níveis de neve cairão de 1.000 m para 400/700 m na maior parte da metade norte da península.
Almeria, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Málaga e Sevilha, na Andaluzia, no sul do país, terão avisos laranja ou amarelo para vento, chuva, tempestades e ondas.
Em Aragão, Huesca e Teruel estarão sob aviso amarelo para queda de neve, assim como Burgos, Palencia, Valladolid, Segovia e Soria para flocos.
As nevascas também podem atingir Cuenca, Toledo e Guadalajara, em Castilla-La Mancha, e na Catalunha, Barcelona e Girona, além de Madri, La Rioja e Navarra.
A queda nas temperaturas será acentuada (em torno de zero grau Celsius) no fim de semana, embora com máximas ao meio-dia na ordem de 10 graus Celsius.
jha/ft/bm