22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Unidade, palavra de ordem para o Grupo G77 e China, afirmou Cuba

Unidade, palavra de ordem para o Grupo G77 e China, afirmou Cuba

Kampala, 21 jan (Prensa Latina) A União deve ser a palavra de ordem para o Grupo dos 77 e a China nestes tempos difíceis, quando proliferam as manobras para dividir os países do Sul, afirmou hoje o vice-presidente cubano, Salvador Valdés Mesa.

Ao inaugurar a Terceira Cúpula do Sul do Grupo dos 77 e China, Valdés Mesa, em representação da ilha do Caribe que ostenta a presidência pro tempore que entregará à Uganda, Valdés Mesa reiterou a satisfação de encontrar-se nas terras africanas nas quais nos unem profundos laços de irmandade e solidaridade.

“África merece todo o nosso respeito e acompanhamento no caminho para o desenvolvimento, por aquilo que é saudado com especial afeto aos seus dirigentes. Reconheço, em particular, a liderança do presidente Yaweri Museveni, como promotor da paz e da estabilidade em África ao nível internacional “, sublinhou.

O dirigente cubano precisou que é indispensável e urgente o exercício efetivo e a ação coesiva para mudar a injustiça da ordem internacional atual para livrar-se definitivamente das condições de absoluta desvantagem que nos sumiram séculos de colonialismo, neocolonialismo e dependência.

Recordou-se que, o ano de 2023, se foi caracterizado por grandes desafios e processos complexos, também demonstrou como podemos agir de maneira decidida e concertada em defesa de seus legítimos interesses e aspirações.

Nesse sentido, mencionou a exitosa Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G-77 e China, celebrada em setembro passado em Havana, que foi um encontro tão necessário como impostergável, do qual saímos mais fortalecidos.

Da mesma forma, o primeiro Cúpula de Líderes do Grupo no marco da 28 Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 28), um precedente de utilidade indudável para o trabalho futuro do Grupo dos 77 frente às negociações climáticas internacionais.

Outros eventos internacionais como a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Novo Pacto Financeiro Global e o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) contribuíram para posicionar os interesses dos países no desenvolvimento nestes espaços importantes.

Agradeceu a participação ativa e construtiva da adesão do G77 e da China nos eventos convocados na ilha do Caribe durante 2023, em particular nas reuniões ministeriais sobre educação, cultura, turismo e meio ambiente. Esses encontros propiciaram debates substantivos e conselhos sobre ações práticas de questões medulares para o Sul.

Convoquei os presentes a seguir o trabalho de conjunto na implementação dos 17 projetos de cooperação concebidos sob a Presidência cubana para benefício dos membros, bem como na revitalização do Comitê de Coordenação Conjunta G77-Mnoal (Movimento de Países Não Alinhados).

Sobre este último, disse que nos dotará de maior coerência e eficácia em nossa ação desde o Sul. O destino de que Uganda presidirá este ano ambas as agrupações contribuirá positivamente para esse objetivo”.

mem/nmr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES