22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nova Operação Verdade em Cuba, tribuna dos povos que resistem

Nova Operação Verdade em Cuba, tribuna dos povos que resistem

Havana, 22 jan (Prensa Latina) A Nova Conferência Internacional Operação Verdade culmina hoje nesta capital, Torna-se uma plataforma a partir da qual os direitos das pessoas que resistem são defendidos e os seus participantes são reconhecidos.

O evento reúne dezenas de profissionais da informação de trinta países que Defendem modelos de comunicação contra-hegemônicos, capazes de dar visibilidade às maiorias historicamente subjugadas. Durante a primeira jornada, realizada na véspera no Hotel Royalton Havana, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, considerou excelente a celebração do evento que comemora o 65º aniversário dos dias que Em Janeiro de 1959 espalharam a realidade da nascente Revolução Cubana. “É importante e significativo por vários motivos: retoma um episódio memorável da Revolução; é convocado e realizado pela prestigiada Agência Prensa Latina, que nasceu no calor daquela operação; e porque será realizado novamente em Havana, que hospeda a Operação Verdade há 65 anos “, ele expressou.

Enfatizou que onde queira que há um projeto de comunicação alternativa contra a hegemonia, há uma operação verdade e, neste ponto, destacou a importância desses esforços para expor o danos do bloqueio que os EUA impõe a Cuba, e também denunciar outras políticas punitivas, como a inclusão da ilha numa lista que a descreve como patrocinadora do terrorismo.

Isto, afirmou, é um elemento de chantagem contra governos e povos que Inventou o império para não perder a hegemonia, hoje falida.

Por fim, destacou a bravura do jornalistas que Atualmente trabalham na Palestina e divulgam ao mundo o excessos do exército israelita contra o povo de Gaza.

Sobre este tema, o presidente do Conselho de Administração da Rede de Informação Al-Mayadeen, Ghassan Ben Jeddou, expressou que A humanidade está a viver uma das mais duras batalhas pela libertação da injustiça, do racismo e da ocupação brutal.

Através de uma mensagem de vídeo, ele alertou que Apesar de ser uma tragédia grande e sem precedentes, há muitas opiniões que Tentam justificar o extermínio de um povo indefeso.

Em meio a um contexto turbulento, o presidente da agência de notícias Prensa Latina, Luis Enrique González, explicou que Esta conferência apela ao intercâmbio sobre o jornalismo mundial.

Ciente do riscos aumentados que pode envolver o uso indevido das redes sociais digitais e da Inteligência Artificial, sublinhou, somos chamados a evitá-lo e a combatê-lo a partir do nosso trabalho quotidiano, a partir de um exercício jornalístico digno.

Façamos desta uma oportunidade memorável, orientada para a ação permanente de cada lugar ou responsabilidade que assumimos, ocupamos, em busca de informações que cada vez mais se assemelha à realidade que nós vivemos, isso é ser mais inclusivo, humanista e não se limita aos monopólios, afirmou González.

Ele lembrou como, três meses depois da Operação Verdade, nasceu a Prensa Latina, a primeira e mais importante mídia alternativa da região até hoje.

“O valor da Prensa Latina está intrinsecamente ligado a essa necessidade de falar com voz própria, como pioneira e escola da luta do Sul Global, contra a desinformação, a manipulação e as notícias falsas”, afirmou.

mem/ifs

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES