22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estrellas de Buena Vista e mais: tradição e cubanidade no Jazz Plaza

Estrellas de Buena Vista e mais: tradição e cubanidade no Jazz Plaza

By Danay Galletti Hernandez

Havana, 22 jan (Prensa Latina) Estrellas de Buena Vista e mais, sob a direção musical do maestro Pancho Amat, chegará hoje ao Teatro Nacional da capital no âmbito das propostas da 39ª edição do Festival Internacional de Jazz Plaza em Cuba.

O grupo revive e presta homenagem à essência daquele emblemático projeto surgido em meados da década de 1990, cuja trilha sonora incluía canções como Chan Chan, Dos Gardenias, El Cuarto de Tula e Candela, e Recebeu, entre outros prémios, um Grammy em 1997.

As origens deste novo espectáculo surgem da vontade do público europeu de ouvir aqueles sons “inscritos no patrimônio da ilha” e desfrutar do virtuosismo de seus intérpretes, somado à gestão de empresários e promotores da nação ibérica como Javier Marichal.

“Algumas das principais faces de Buena Vista Social Club não está mais entre nós, mas eles e aqueles que ainda vivem foram nutridos por estilos e fontes tradicionais cubanas que permanecem intactas”, disse o Prêmio Nacional de Música (2010) e fundador do projeto, Pancho Amat.

Além de incorporar essas músicas ao repertório os promotores da proposta decidiram ampliar o catálogo com peças do mesmo gênero e outros mais contemporâneo.

“Nosso princípio está na apropriação de elementos básicos e epicentros culturais da maior das Antilhas e, a partir daí, produzir um produto onde prevaleça a cubanidade e originalidade”, destacou Amat.

Do apego às raízes, “sem realizar música de museu”, a pesquisa e abordagem às letras dos anos 1940 e 1950, a inclusão de sons atuais e respeito pela tradição dos precursores dessa ideia, os 11 artistas integrantes do Estrellas do bem Visualizar e avançar Defendem os valores indígenas do país caribenho.

Na ilha, o projeto trabalha com o Centro Nacional de Música Popular e Graças a essa estreita relação, surgiu a ideia de incorporar aquela constelação de intérpretes na programação desta 39ª edição do Festival Plaza de Jazz, agendada até ao próximo domingo, dia 28.

“Música tradicional e o Jazz têm em comum o espírito da improvisação, pois há muitos espaços para o surgimento da individualidade”, indicou.

Nesse sentido, mencionou que na década de 1920 surgiram trocas sonoras entre Nova Orleans e Havana, e relações entre o mundo de sonero, danzón, filho e trova e o espaço original do jazz.

“Isso está sempre presente em nossa abordagem e olhar. O projeto atendeu às expectativas de diversos públicos internacionalmente. Sonhamos que Cuba nos receba da mesma forma”, assegurou.

Além de membros titulares como Carlos Calunga, Ángel Terry, Javier Zalba, Pedro Pablo Gutiérrez, Arahí, Luis Guerra, Manuel Machado e Kiko Ruiz, entre os convidados estarão Mayito Rivera, Alain Pérez e Maria Victoria Rodríguez.

“Este festival incentiva-nos a revisitar o passado para ver de onde viemos e destaca a necessidade de promover estes encontros entre pessoas de diferentes latitudes para conversar e fazer música”, concluiu Amat.

jf/dgh/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES