A Ministra de Estado das Finanças da Etiópia, Semereta Sewasew, durante o diálogo com o diretor-geral da Norad, BÑrd Vegard, expressou o compromisso do governo em combater as alterações climáticas e apreciou especialmente o apoio do povo e o Governo norueguês nos seus esforços para alcançar o desenvolvimento econômico com baixas emissões e resiliente ao clima.
Um comunicado do Ministério das Finanças destacou que as relações diplomáticas entre os dois países remontam a 1947 e partilhar interesses comuns que incluem paz, segurança, alterações climáticas, gestão da migração, desenvolvimento sustentável, igualdade de género, educação e promoção do sector privado.
O financiamento principal de Oslo ultrapassa os 100 milhões de dólares anuais, tanto a nível bilateral como multilateral.
Em outro lugar, Sewasew recebeu o diretor geral da SIDA, Jakob Granit. Etiópia e A Suécia, que celebra 70 anos de associação diplomática, colabora nos direitos humanos, na democracia, no ambiente, no desenvolvimento económico e na sociedades pacíficas, especificou a fonte.
O apoio da agência sueca ao país africano em 2022/23 atingiu 72 milhões de dólares para necessidades humanitárias e de desenvolvimento.
O ministro etíope deu as boas-vindas aos delegados e destacou a reforma económica em curso, os esforços humanitários e do desenvolvimento da paz, agradecendo ao mesmo tempo aos países europeus o seu apoio.
Em ambas as reuniões, a importância das sinergias para enfrentar desafios complexos e O potencial da Etiópia como modelo para o nexo entre Assuntos Humanitários, Desenvolvimento e Paz.
Tanto Vegard quanto Granit anunciaram os rumos futuros de seus governos e destacou a importância estratégica de Adis Abeba e seus laços históricos, mas também expressaram preocupação com desafios geopolíticos globais que dificultam os esforços de cooperação.
Expressaram a importância de criar um ambiente favorável para o setor privado no desenvolvimento do país e estenderam seu apoio ao setor.
Embaixadores Stian Christensen e Hans Lundquist da Noruega e Suécia, respectivamente, juntamente com funcionários das duas agências e embaixadas.
lam/rmn/ls