23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Embaixador cubano na República Dominicana destaca valor de operação

Embaixador cubano na República Dominicana destaca valor de operação

Santo Domingo, 25 jan (Prensa Latina) O embaixador de Cuba na República Dominicana, Ángel Arzuaga, destacou a importância da Operação Verdade, que reuniu em Havana, em janeiro de 1959, cerca de 400 jornalistas estrangeiros convocados pelo governo revolucionário.

Durante uma troca de opiniões com jornalistas dominicanos, Arzuaga enfatizou a importância da Prensa Latina, fundada no calor dessa reunião, na qual o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, denunciou os ataques da mídia contra seu país e falou sobre a necessidade de ter uma mídia que tornasse a verdade conhecida, longe da manipulação.

O diplomata explicou que neste fim de semana foi realizada a Conferência Nova Operação Verdade na capital cubana, com a participação de cerca de 60 profissionais da informação de cerca de 30 países.

Antes da exibição do documentário “Nova Operação Verdade”, produzido pela Prensa Latina Televisión, a correspondente da agência na República Dominicana, Mariela Pérez Valenzuela, explicou que a agência de notícias nasceu pouco depois desse evento, em 16 de junho de 1959.

Ela lembrou seu fundador e primeiro diretor, o jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, e outros nomes do jornalismo latino-americano, como Rodolfo Walsh, Gabriel García Márquez e Juan Marrero.

Ele enfatizou que, para a satisfação de seu grupo, em 16 de junho a Agência celebrará 65 anos de sua fundação, fiel a seus princípios contra a mentira e a desinformação.

Na reunião, que contou com a presença do secretário geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa, José Beato, e do presidente do Colégio Dominicano de Jornalistas, Aurelio Henríquez, o embaixador se referiu às históricas relações bilaterais e disse que “essa história não pode ser escondida e deve ser defendida”.

Henríquez destacou os vínculos com o Sindicato de Jornalistas Cubanos e os estudos realizados por vários de seus colegas no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, um centro de referência do qual eles tiraram experiências para a formação.

Por sua vez, Beato referiu-se à importância de fortalecer ainda mais as relações com o referido centro de estudos e disse que “a ideia é manter viva a cultura e o abraço entre os povos”.

Outro jornalista, lembrando-se de seus encontros com Fidel Castro, destacou a importância de cultivar mais o espírito de unidade e a disposição de colaborar nessa empreitada.

Um colega disse que estão saindo dessa reunião com uma perspectiva diferente e agradeceu à Prensa Latina por mostrar a verdade sobre Cuba e o mundo quando se vive em meio a tantas notícias falsas.

Em outro momento, o embaixador deu detalhes sobre o Coloquio Patria, que será realizado em Cuba de 18 a 20 de março próximo, por ocasião do Dia da Imprensa Cubana.

Foi um intercâmbio frutífero, no qual também foram discutidos o impacto do bloqueio dos EUA em Cuba, o desenvolvimento da biotecnologia apesar das limitações, os novos atores econômicos e outros temas nacionais atuais.

jf/mpv/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES