Depois de 1959, Rivero lecionou nas Escolas de Instrução Revolucionária (EIR) e nas Escolas Makarenko. Ela se formou com um doutorado em Filosofia e Letras pela Universidade de Havana, onde lecionou história antiga e média e criou o Departamento de Filosofia, de acordo com uma nota da SEAP.
Também ocupou o cargo de vice-diretora da Faculdade de Filosofia e História da universidade, formou o grupo inicial de professores de marxismo e leninismo, dirigiu o Instituto de Ciências Sociais da Academia Cubana de Ciências e foi a primeira mulher a presidir a SEAP.
Essa sociedade também informou que, como parte do programa desta segunda-feira, a Dra. Francisca López dará uma palestra sobre a estratégia discursiva de Fidel na Caravana da Liberdade, uma conferência que dará início à jornada Fidel, ardente profeta do amanhecer, que será realizada ao longo de 2024 em comemoração ao 65º aniversário do triunfo da Revolução Cubana.
A conferência, organizada pelas Seções de Cultura e Ciências Sociais da SEAP com o copatrocínio da Cátedra Honorária para o Estudo do Pensamento e da Obra de Fidel Castro na Universidade de Havana, tem como objetivo refletir sobre a marca do líder revolucionário na vida política, econômica, social e cultural da nação.
Trata-se também de aprofundar a relevância de seu legado para o mundo contemporâneo.
Um dos desafios da SEAP é cultivar ainda mais sua história, suas ações ao longo de dois séculos e ocupar um lugar maior no processo de transformações que estão ocorrendo no país e no trabalho comunitário. Sua tarefa social é mobilizar a comunidade científica e técnica de acordo com os objetivos estabelecidos pela Revolução Cubana.
mem/rs/bm