Uma nota do Palácio Itamaraty, sede da Chancelaria, indica que Sosa está acompanhado dos ministros dos Hidrocarbonetos, Franklin Molina, e do Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy González.
A fonte indica que o chefe da diplomacia e a sua delegação vão realizar uma reunião de trabalho com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Na ocasião, deverão ser discutidas questões bilaterais de interesse, como integração física, comércio de fertilizantes, cooperação fronteiriça e energética, bem como questões regionais e multilaterais, incluindo o diálogo no âmbito do Mercado Comum do Sul e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
A visita Será também uma oportunidade para avaliar projetos em andamento na área de infraestrutura entre os dois países, como a ponte sobre o rio Mamoré, que ligará as cidades de Guajará-Mirim, em território nacional, e a Guayaramerim na Bolivia.
A Bolívia é o país com o qual o Brasil Partilha a sua maior fronteira terrestre, com mais de 3.400 quilômetros.
O gigante sul-americano é o maior parceiro comercial da Bolívia. Em 2022, o comércio bilateral totalizou quase 3,3 bilhões de dólares, com exportações internas de 1,8 bilhões de dólares e importações de 1,85 bilhões de dólares.
Por sua vez, a Bolívia é o principal fornecedor de gás natural ao mercado brasileiro e, como tal, desempenha um papel essencial na segurança energética do Brasil.
mem/ocs /ls