A propósito do 171º aniversário do nascimento do Apóstolo da Independência da maior ilha do Caribe, a casa de estudos superiores destacou a colaboração dos meios de comunicação em favor de ações acadêmicas, artísticas e culturais.
A diretora geral de Extensão Universitária, Wendy López, transferiu a mesma distinção para a Associação Cultural que leva o nome do herói cubano neste país, presidida por Ana Cintrón.
O evento teve lugar no auditório Jorge Romero da USAC no âmbito da apresentação do filme “José Martí, el Ojo del Canario” a estudantes, principalmente do curso de Ciência Política.
Antes da exibição da obra do destacado diretor Fernando Pérez, o intelectual e professor de Havana, radicado na Guatemala, Lázaro Valdespino explicou o valor histórico e biográfico do filme.
Ao final da exibição, o também membro da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba valorizou a identificação com Martí quando criança, jovem e vítima de pressões da colônia espanhola.
As imagens de um lado e o diálogo contemporâneo deixam uma grande marca, uma mensagem imensa, expressou, e exortou a todos a continuar aprendendo com o legado do mais universal dos cubanos.
A USAC fundou a Cátedra José Martí em 15 de outubro de 2018 e desde então tornou-se um espaço acadêmico de reflexão e divulgação do pensamento crítico.
Aos 24 anos, o “humilde peregrino” chegou ao porto de Livingston, atual departamento de Izabal, no final de março de 1877, e em 15 intensos meses deixou uma marca indelével no coração da terra do quetzal.
Martí descreveu como poucos a beleza de um vulcão, os costumes, a arquitetura, a riqueza gastronômica de Chapina, a diversidade de línguas, cativou com seus discursos e trocou cartas com seus amigos.
Nesta capital atuou como professor na Escola Normal para Rapazes e, como se não bastasse, seu filho José Francisco começou a crescer no ventre de Carmen Zayas Bazán.
Esta cidade deu o nome Martí a uma rua, diversos centros educacionais do país levam seu nome, assim como há bustos erguidos para homenagear essa personalidade da literatura e da política latino-americana.
oda/znc/cm