Os irregulares da SDF sofreram um duro golpe quando foram forçados a se retirar do campo petrolífero de Al-Tanak, o segundo maior do país, após uma ofensiva das chamadas Forças Tribais Árabes no leste da província de Deir Ezzor, no nordeste do país, segundo informaram ativistas locais.
Eles acrescentaram que o grupo separatista abandonou suas posições e algumas das escolas que havia tomado como quartel-general, e suas tropas se dirigiram ao campo petrolífero de Al-Omar, onde as forças dos EUA estão ilegalmente posicionadas.
Homens armados tribais também lançaram um ataque surpresa à cidade de Abu Al-Nital, no norte de Deir Ezzor, e conseguiram expulsar as SDF depois que estas sofreram pesadas baixas e perderam vários de seus veículos de guerra.
Dois outros ataques tribais foram registrados contra um quartel-general em Jabal al-Busayra e posições da SDF perto da cidade de Dhiban, na margem leste do rio Eufrates.
As tribos denunciaram repetidamente as ações repressivas da chamada SDF, que, com o apoio de mais de quinze bases militares dos EUA, controla campos de petróleo e gás e outros recursos naturais e está bloqueando as negociações de paz na vasta região nordeste de al-Jazira.
mem/fm/mb