Em uma cerimônia na Plaza La Libertad, no centro histórico da capital, a magistrada-chefe do TSE conclamou seus compatriotas a participarem em conformidade com a lei e a realizarem eleições transparentes nas quais prevaleça a vontade do povo.
Na presença de magistrados do TSE, observadores nacionais e internacionais, autoridades e o corpo diplomático, Martínez descreveu a abertura como um “ato simbólico” de um dia de eleição que marcará a história política do país.
Ele também conclamou seus compatriotas a irem às urnas com otimismo e entusiasmo para a eleição das autoridades do país nesse encontro com a democracia.
Martínez conclamou os salvadorenhos a participarem das eleições e a assinarem “juntos um novo marco na história” de El Salvador, cujo futuro só será decidido pela maioria, disse ele.
Por volta das 05:00 (horário local), os delegados do TSE começaram a entregar credenciais aos membros que farão parte das Juntas Receptoras de Votos (JRV) para oficializar sua entrada nos centros de votação e finalizar os detalhes logísticos, incluindo a entrega das cédulas.
Entre os centros de votação que já registraram atividade está o Centro Governamental Departamental de Usulután, onde 25 JRVs estarão localizadas para 17.000 pessoas aptas a votar nesse local.
Também há relatos de movimento nos centros de votação em San Miguel. De acordo com as estações de rádio comunitárias do Complejo Educativo Fe y Alegría em San Miguel, a JRV 3384 será composta por apenas três pessoas, pois os outros membros não compareceram.
Há 1.595 centros de votação no país com 8.564 Juntas Receptoras de Votos (seções eleitorais) para que cinco milhões 473.305 salvadorenhos, registrados na lista eleitoral, possam votar.
O TSE indicou que os primeiros resultados poderiam ser conhecidos no final da tarde.
oda/lb/mb