23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Egito evacuou mais de 27.000 estrangeiros de Gaza

Egito evacuou mais de 27.000 estrangeiros de Gaza

Cairo, 5 fev (Prensa Latina) Autoridades egípcias anunciaram hoje que ajudaram a evacuar 27 mil estrangeiros e suas famílias da Faixa de Gaza através da passagem de Rafah desde o início da agressão israelense em 7 de outubro.

O vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Consulares, Ismail Khairat, disse que a operação foi coordenada com mais de 80 embaixadas e organizações internacionais que operam no país.

As observações de Khairat foram feitas durante uma reunião na capital com uma delegação francesa liderada por Philippe Lalliot, diretor do Centro de Crise e Apoio do Ministério da Europa e Relações Exteriores, para discutir a deterioração da situação humanitária em Gaza, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da França.

Observou que a nação do norte da África permitiu o envio de cerca de 130.000 toneladas de ajuda humanitária, incluindo combustível, alimentos, suprimentos médicos e tendas, através da passagem da fronteira.

Desde o início da guerra, o Egito tem recebido centenas de palestinos feridos ou doentes do enclave costeiro.

O presidente Abdel Fattah El-Sisi pediu repetidamente o fim do conflito e alertou contra quaisquer planos do governo de Benjamin Netanyahu de deslocar os 2,3 milhões de habitantes de Gaza para a Península do Sinai.

Nas últimas semanas, as tensões aumentaram entre Israel e Egito após as acusações e ameaças do primeiro de reocupar o chamado Corredor Filadélfia, uma faixa de terra palestina de 100 metros de largura e 14 quilômetros de comprimento que corre paralela à fronteira entre a nação do norte da África e Gaza.

Recentemente, o chefe do Serviço de Inteligência do Estado egípcio, Diaa Rashwan, chamou de falsas e infundadas as alegações israelenses de suposto contrabando de armas na fronteira com a Faixa de Gaza e advertiu que tais declarações prejudicam o tratado de paz entre os dois países.

Rashwan alertou contra as tentativas dos EUA de reocupar o Corredor porque isso seria “uma violação dos acordos e protocolos de segurança assinados entre as duas nações”.

jf/rob/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES