5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamento húngaro evita votação sobre adesão da Suécia à NATO

Parlamento húngaro evita votação sobre adesão da Suécia à NATO

Budapeste, 5 fev (Prensa Latina) O parlamento húngaro suspendeu hoje a votação sobre a ratificação da adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), quando dois terços dos seus membros se ausentaram da sessão marcada para esse efeito.

Dos 199 deputados que deveriam ter estado presentes no processo, apenas 51 dos partidos da oposição compareceram, enquanto a coligação de extrema-direita Fidesz-União Cívica Húngara, no poder, e o seu parceiro júnior, os Democratas-Cristãos, com 133 lugares, estiveram ausentes.

A sessão plenária extraordinária provocou a oposição da aliança no poder, que considerou necessário aguardar o resultado de uma reunião planeada entre os primeiros-ministros húngaro e sueco antes de tomar uma decisão na sessão legislativa da primavera, a 26 deste mês.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, enviou um convite ao seu homólogo sueco, Ulf Kristersson, a 22 de janeiro, para discutir a adesão da Hungria à Aliança Atlântica, que Estocolmo aceitou inicialmente.

No entanto, o Governo sueco declarou mais tarde que a visita do primeiro-ministro a Estocolmo teria lugar após a ratificação pela Assembleia Nacional (parlamento) da entrada do país na Aliança Atlântica.

Os dois estadistas encontraram-se em Bruxelas no primeiro dia da cimeira da União Europeia, segundo a televisão em Bruxelas.

Durante a sessão de hoje, em que apenas foram ouvidas as observações introdutórias dos líderes partidários presentes, a oposição acusou o Governo de Orban de agir no interesse da Rússia ao bloquear a adesão da Suécia à NATO.

Apenas o partido nacionalista Nossa Pátria, com seis deputados, se pronunciou contra a entrada do reino sueco na aliança atlântica, argumentando que esta cria a ameaça de uma terceira guerra mundial ao aproximar o bloco do Atlântico Norte das fronteiras da Rússia.

O governo apresentou o projeto de lei para aprovar a entrada da Suécia na NATO no verão de 2022, mas os deputados recusaram-se a discutir a questão devido às declarações anti-suecas feitas na altura a partir de Estocolmo, segundo a imprensa local.

O país escandinavo apresentou o pedido juntamente com a Finlândia em maio de 2022, declarando que estavam a abandonar o seu estatuto de neutralidade devido ao conflito na Ucrânia.

Em 24 de fevereiro de 2022, o Presidente Vladimir Putin ordenou uma operação de guerra para proteger a população da região revoltosa de Donbas, bem como para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.

mem/to/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES