Após essas duas recentes campanhas de registro de eleitores no fim de semana, revelou o diretor de eleições, Sy Mamabolo, o registro de eleitores agora é de 27,4 milhões.
Com relação ao último fim de semana de registro, o funcionário disse que dois milhões e 60.754 cidadãos interagiram com a Comissão visitando os 23.303 postos de votação ou usando o portal de registro on-line.
As interações, segundo ele, variavam desde a solicitação de registro como novos eleitores até a atualização dos detalhes de registro daqueles já registrados.
Dos dois milhões de transações registradas no último fim de semana, acrescentou ele, 457.384, ou 22%, foram novas entradas no registro de eleitores, acrescentou Mamabolo.
Desses, 77% são jovens com menos de 29 anos. No total, as novas matrículas de jovens chegam a 352.524.
Enquanto o país se prepara para as próximas eleições gerais, cuja data provavelmente será anunciada no discurso presidencial de hoje sobre o Estado da Nação, tanto o Congresso Nacional Africano (ANC, o partido governista) quanto os principais partidos de oposição estão tentando aumentar a base eleitoral nacional.
mem/mv/bm